Bem vindos ao espetáculo...Relacionamentos, "ralacionamentos" palhaços, desilusões amorosas, mentiras, enganações, traições, homens que não prestam, namoro/rolo com gringos, sonho/pesadelo de casar com estrangeiros, Tinder (lândia), primeiro encontro, dicas de viagens, como é viajar sozinha, renovação de passaporte, visto negado, etc...

Viagem: Planilha do viajante

Muita gente tem entrado em contato comigo pedindo a planilha que eu montei para minha viagem. Bom, finalmente aqui está ela!! Demorei um pouco para elaborar este post, mas acho ele vai ajudar muita gente que está planejando por conta própria um mochilão. Então vamos lá, vou fazer a explicação em cima da planilha que criei para o meu segundo Mochilão pela Europa. No final do post tem o link para download dessa planilha.

Bom, essa planilha me ajudou muito a organizar minhas viagens. Nela eu monto meu roteiro, coloco lembretes, me organizo financeiramente e esquematizo tudo que preciso para realizar a viagem.
Dentro do arquivo eu tenho planilhas separadas por temas. Sendo eles: Cronograma Geral da ViagemTransporte,HospedagemGastos TotaisLembretes e também uma planilha individual para cada cidade que será base na viagem. Quando eu digo cidade base eu quero dizer as cidades que vou dormir, as demais cidades que vou visitar ficam dentro da planilha das suas respectivas cidades base. Agora vou mostrar como eu organizo cada uma dessas planilhas:

Cronograma Geral da Viagem

Cronograma Geral da Viagem - Mochilão Europa
Bom, essa é a planilha onde eu começo o meu roteiro de cidades. Com base em outros relatos, dicas e pesquisas, eu começo a distribuir nessa lista as cidades que pretendo visitar. Sempre com a ajuda do bom e velho mapa mundi (Google Maps). Eu já vou tentando deixar a ordem das cidades de uma maneira lógica. Com isso eu evito um vai e vem desnecessário e perda de tempo na viagem.
Essa tabela me ajuda a organizar as datas e ver a viagem de cima. Consigo ver facilmente que dia estarei em cada cidade, qual meu horário de chegada, o transporte que vou utilizar e mais alguma informação importante.

Transporte

Transporte - Mochilão Europa
Essa tabela da planilha é referente ao meu transporte entre as cidades. Com as cidades definidas, eu vou anotando aí qual será o meio transporte que vou utilizar. Quando é necessário, eu duplico esta tabela para calcular quanto vou gastar de diferentes maneiras. Uma se comprar todos os tickets a vulso, na outra quanto vou gastar usando um passe de trem,avião e ou o que for. O ideial é fazer várias comparações e ver qual vale mais a pena para você.

Hospedagem

Hospedagem - Mochilão Europa
Agora chegamos a tabela de Hospedagem. É uma tabela bem simples mas que me ajuda bastante a organizar esta etapa. Nela eu tenho todas as minhas cidades base, com data do check-in, check-out, numero de diárias, nome do hóstel, status (reservado ou não reservado), valor que já paguei para reserva, valor a pagar quando chegar no hostel e o valor total.
No final ela me apresenta automaticamente quanto eu já paguei, quanto teria que pagar e qual foi o meu gasto total com a viagem. Ahh, no caso de cidades com moedas diferentes, eu anotava o valor original ao lado e na tabela colocava o valor convertido em Euros.
E se precisa reservar um hotél ou albergue em qualquer lugar do mundo, encontre no booking mais de 1.000 sugestões de hotéis. No site você vai encontrar avaliações e notas de quem já se hospedou nos hotéis. O booking é 100% seguro,clique aqui faça sua reserva.

Gastos Totais da Viagem

Gastos da Viagem - Mochilão Europa
Bom, a próxima tabela é referente aos gastos totais da viagem. Ela é um pouco mais complexa e também muito pessoal para cada um. Veja aqui Quanto Custa um Mochilão na Europa.
Vale lembrar que existem algumas fórmulas aplicadas nessa tabela. Eu mesmo ia criando cada uma para me ajudar na organização.
Informações como o que já gastei com hospedagem e o que ainda tenho que pagar quando chegar na Europa já são puxadas automaticamente da planilha “Hospedagem“.
A minha informação central dessa tabela é o quadro “Gastos Totais“. Tudo que tem em volta é jogado para lá. Somente os quadrados da direita que tem outra função. Os quadros em amarelos são minha fontes de conversão. Ali eu coloco as moedas que vou usar e por quanto cada uma esta cotada.
Veja que o Seguro Viagem está dentro de Gastos Totais. Veja aqui tudo que você precisa saber sobre Seguro Viagem – lembrando que ao contratar o seu seguro com a Mondial, pelos links do blog, você ajuda a manter o blog ativo e não paga nada a mais por isso. O post fala sobre o Seguro Viagem para Europa, mas tem boas dicas para qualquer viagem! Aproveite e ganhe 15% de desconto!
No quadro abaixo delas eu tenho a divisão do que comprei em moeda, o que creditei no cartão e quanto ainda falta para comprar. É apenas um box auxiliar.
Depois disso, finalmente, eu começo os roteiros individuais de cada cidade. Para explicação vou usar a planilha deLisboa.

Roteiro das Cidades

Roteiro das Cidades - Mochilão Europa
Como vocês podem ver eu tenho um divisão por colunas, cada uma referente a um dia da viagem e por linhas, referente as horas do dia. Claro que tudo que tem aí é apenas uma estimativa, mas me ajuda muito na hora de planejar um roteiroe estimar quanto tempo vou precisar para cada coisa.
Essa é uma planilha que eu curto muito fazer e vou preenchendo ela no meu tempo. Gosto de ir pesquisando, alterando uma coisa aqui, outra ali. Até finalmente ir fechando a viagem.
Na parte de baixo dessa planilha eu tenho o quadro “Dicas de Transporte“. Nele eu faço anotações que servem de lembretes para quando eu chegar na cidade. São dicas curtas e bem necessárias.
Logo a baixo eu tenho as Rotas a pé. Ali eu coloco links para rotas do google que eventualmente eu crio para algumas cidades.
Ao lado eu coloco as principais informações sobre o hostel que vou ficar e também alguns links úteis que eu achar necessário.

Lembretes

Lembretes - Mochilão Europa
No fim, depois de todas as planilhas de cidades eu tenho a planilha de Lembretes. Qua nada mais é do que um bloco de anotações onde vou organizando coisas que tenho que fazer e não posso esquecer.
Ufaaa… Bom, de uma maneira “resumida”, essa é a planilha que eu uso para montar minhas viagens. Ela com certeza vai parecer muito complexa para alguns, simples para outros, desnecessária para outros tantos. Enfim, ela não é uma fórmula que deve ser seguida. Apenas estou compartilhando com vocês como eu faço para me organizar para uma grande viagem.
Agora é com vocês baixar e adaptar esta planilha para uma nova viagem. Qualquer dúvida estou aqui para trocar experiências. Aguardo os comentários de vocês!! Abraço!!

Clique aqui para baixar a planilha.

Clique aqui para baixar a planilha do mochilão 2012.


Fonte: http://www.umviajante.com.br/guia-viajante/103-minha-planilha-de-viagem

0 comentários :

Postar um comentário

Qual candidato foi o pior até agora?

Conheça a dona do Picadeiro

Seni Gregorio. Tecnologia do Blogger.

Quem sempre assiste...

Espetáculos mais vistos